Instalando e configurando (DB2) o Squirrel SQL no Linux

O Squirrel SQL é uma ótima opção de client SQL, pois além de possuir diversas funcionalidades sua distribuição é livre.  Segue o passo a passo para instalação e configuração do Squirrel SQL no Linux.

Instalação

1. Primeiro acesse o site http://squirrel-sql.sourceforge.net/e clique em Download and Installation.
2. Selecione a opção Install jar of SQuirreL 3.6 for Windows/Linux/others (ou superior)
3. Faça o download do instalador.
4. O instalador é um .jar, uma extensão compilada do Java. Abra uma janela de terminal, vá até o diretório do instalador e digite java -jar squirrel-sql-3.6-standard.jar

Será aberta a seguinte tela de instalação, clique em Next

5. Aqui são algumas informações. Caso queira ler fique a vontade, ou então clique em Next.

6.  Nessa tela ele irá pedir qual a pasta de instalação, no meu caso é a “/home/antonioc/squirrel-sql-3.6″, altere para uma de sua preferência ou deixe a padrão. Clique em Next.

7. Caso a pasta informada não exista, a seguinte mensagem será exibida. Clique em OK para criar a pasta.

8. Agora aparecerá a tela para selecionarmos os pacotes a serem instalados, mantenha o Base e o Standard selecionados e escolha os plugins que deseja instalar (podem ser adicionados depois da instalação também).

9. Aguarde o processo de instalação de clique em Next

10. A primeira opção cria um atalho no menu iniciar do sistema. Caso queira que seja criado um atalho na área de trabalho marque também a segunda opção. Clique em Next.

11. Seu Squirrel SQL esta instalado.

Configuração (DB2)

Iremos configurar o Squirrel SQL para conectar a uma base de dados DB2, para isso e necessário que  haja um client DB2 instalado na maquina.

1. Abra o Squirrel e selecione a opção Drivers.

2.  Localize na lista de Drivers o “IBM DB2 App Driver”,  e dê um duplo clique nele para editar suas configurações. Preencha o formulário com as informações abaixo:
Name: IBM DB2 App Driver
Exemple URL: jdbc:db2:<dbname>
Web Site URL: http://www-306.ibm.com/software/data/db2

Class Name: com.ibm.db2.jcc.DB2Driver

Extra Class Patch:
/opt/IBM/db2/V9.7/java/db2jcc.jar
/opt/IBM/db2/V9.7/java/db2jcc_license_cu.jar
/opt/IBM/db2/V9.7/java/db2jcc_license_cisuz.jar


Utilize o botão Add para adicionar as classes

Após preencher todos os dados, selecione OK. Caso queira utilize o botão Show Loaded Drivers Only para exibir apensa os drivers configurados.

Pronto, o seu Squirrel SQL já esta com o Driver DB2 configurado, agora vamos adicionar uma conexão com um banco de dados.

1. No menu a esquerda clique em Aliases e depois no sinal “+”.

2.  Na tela que abrir insira um nome para a conexão, selecione um Driver, e preencha o usuário e a senha de acesso ao banco.

3. Selecione o botão Properties para configurar algumas variáveis da conexão. Em Driver Properties, habilite a opção “Use driver properties” e depois clique com o botão direito em uma das linhas e selecione Add Property:

Irá abrir uma janela para você preencher as informações:
Property Name: retrieveMessagesFromServerOnGetMessage
Property Value: true
Selecione o botão Add:

Selecione a opção Specify para a nova linha inserida e depois clique em OK
Essa nova linha garante que o DB2 retorno uma mensagem com a descrição do erro encontrado em uma instrução SQL.

4.Selecione o botão Test para verificar se esta funcionando.

Acione o botão Connect para realizar a conexão com o banco de dados.

Será exibida uma mensagem informando que a conexão foi realizada com sucesso.

Pronto sua conexão com o banco de dados foi criada com sucesso! Para criar outras conexões DB2 você pode duplicar essa que você criou e alterar apenas as informações de conexão.

Configurando o PHP para exibir (ou não) erros na pagina

Para evitar que usuários recebam informações referentes a erros em nossa aplicação, os  administradores do ambiente mantêm o php.ini configurado para inibir a exibição de erros. Porem durante a fase de desenvolvimento/teste, nos realizamos diversos testes e debugs onde é essencial o feedback da aplicação (exibindo mensagens caso haja algum erro).

Nesse post irei demonstrar como podemos habilitar / desabilitar a exibição dessas mensagens de erro através do php.ini ou direto no código de sua aplicação.

Configurando pelo php.ini

Dentro do arquivo php.ini você deverá procurar a chave display_errors, que por padrão estará assim:

display_errors = Off

Para habilitar a exibição das mensagens de erro é só trocar o parâmetro da chave de Offpara On, e fazer o restart do serviço web do servidor (apache, IIS, …).

Configurando pelo código

Acredito que essa seja a melhor opção, já que você pode especificar quais paginas irão exibir as mensagens de erro, evitando problemas no caso de existir mais de uma aplicação rodando no servidor.

Para tanto iremos utilizar as funções ini_set e error_reporting, habilitando a exibição dos erros e gerando uma log com todos eles. Insira o código abaixo nas páginas em que deseja habilitar essas ações:

ini_set('display_errors', 1);
ini_set('log_errors', 1);
ini_set('error_log', dirname(__FILE__) . '/error_log.txt');
error_reporting(E_ALL);

Observação: Eu aconselho adicionar esse código em uma pagina que esteja incluída em todas as demais paginas do seu site, pois assim você só terá que fazer a alteração uma vez e caso precise desabilitar não terá que entrar pagina por pagina.

Links úteis: